HSVP REALIZA CURSO DE ORIENTAÇÃO AO ENFRENTAMENTO DA MORTE
Conforme a Rede Nacional de Tanatologia (RNT), no Brasil há uma grande dificuldade dos profissionais, principalmente os da área de saúde, em enfrentar as questões que envolvem perdas, luto, separação e morte. Com o intuito de qualificar os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com estas situações, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, promoveu o Curso de Formação em Tanatologia. O treinamento foi organizado pela psicóloga Débora Marchetti e vinculado pela RNT.
Participaram da primeira turma, 21 profissionais e estudantes de psicologia, enfermagem e serviço social do HSVP, de Passo Fundo e região. “Iniciamos os encontros no dia oito de setembro e a previsão de conclusão é para junho de 2013. Há diferentes conceitos para Tanatologia, alguns autores identificam como a ciência que estuda os processos emocionais e psicológicos que envolvem as reações à perda, o luto e a morte, mas também existe o conceito de que a Tanatologia é a ciência que estuda a vida através da ótica da morte”, evidenciou Débora.
Segundo a psicóloga, o programa do curso foi organizado com a finalidade de fundamentar a prática da Tanatologia, como uma abordagem necessária ao cuidado humano dentro do hospital, da clínica e da comunidade. “No primeiro encontro o coordenador da Rede Nacional de Tanatologia, Aroldo Escudeiro introduziu o assunto da morte, nos provocando a refletir criticamente a prática profissional, ampliando a percepção de si mesmo e do outro enquanto ser individual, social e cultural. Isso, possibilitou a melhor compreensão do grupo de forma perspectiva para lidar com as perdas, o luto, a separação, com a própria morte, como também com a morte do outro”.
Fonte: http://www.onacional.com.br/noticias/cidade/33999
Disponível em:17/09/2012